Mestres Takumi: uma expressão de arte na forma de um Lexus
Nem só de pincéis e aguarelas se faz arte. Os Mestres Takumi da marca de carros Lexus são o exemplo perfeito da criatividade que nasce da perícia e talento artesanal por parte de profissionais altamente qualificados. Descubra os talentos escondidos por trás destes mestres artesãos do universo Lexus.
Para fãs de arte e cultura, o modo como as criações artísticas são feitas assume uma enorme relevância – da escolha dos pincéis, das telas, dos cenários ou objetos a retratar às cores e técnicas de relevo – tudo contribui para o sucesso ou insucesso de um quadro, escultura ou qualquer outra forma de arte.
Mas há algo que não é indiferente aos apreciadores de arte. A aptidão de um artista que tenha encontrado uma verdadeira paixão naquilo que faz é altamente reconhecida pelos críticos.
A destreza com que um artista planeia, experimenta e produz torna as suas peças distintas e memoráveis. A habilidade com que pega em instrumentos e os manuseia de forma astuta demonstra a sua perícia e dom natural para, a partir do nada, dar forma a algo fascinante. É isto que torna os mestres Takumi da marca automóvel Lexus verdadeiros artistas.
A técnica e perícia artesanal dos Mestres Takumi da Lexus
À semelhança de qualquer criação artística, também a arte de criar um automóvel Lexus implica garantir que todos os elementos que o constituem são harmoniosos.
Para um Mestre Takumi, não há melhor tela em branco do que um Lexus por conceber, não fosse essa a oportunidade perfeita para os mestres artesãos darem asas à sua imaginação e criarem padrões irreverentes, formas distintas e linhas diferenciadoras no interior e exterior de um veículo.
Apesar de aliadas às tecnologias de ponta mais recentes na produção dos veículos Lexus, as técnicas ancestrais utilizadas diariamente pelos Mestres Takumi recorrem ao toque humano para detetar falhas nas superfícies.
Nada é feito por acaso. De acordo com os altos padrões de exigência e excelência japonesa, os Mestres Takumi da Lexus corrigem imperfeições para uma maior elegância das suas viaturas, razão pela qual a precisão e subtileza das suas ações estão na base do seu trabalho.
Das mãos para a máquina
Como se de uma escultura se tratasse, também a criação de um automóvel Lexus implica a busca pela perfeição – um conceito continuamente procurado no mundo do setor automóvel, onde o fabrico das peças e os acabamentos são essenciais.
Mas criar linhas nos automóveis, cores intensas, acabamentos luxuosos que se destacam e elementos identificativos de cada modelo implica necessariamente um trabalho que tem de passar pelas mãos daqueles que dominam as técnicas artesanais japonesas.
Assim, das mãos se passa para a máquina, num sentido de procura incessante por uma automação de raiz artesanal, que reforça a qualidade das viaturas e oferece uma Experiência Amazing aos amantes de carros.
Se quiser comprovar por si próprio a mestria artesanal por trás dos veículos Lexus, pode sempre visitar a exposição “Arte da Leira para a Bouça”, que se realiza de 11 de setembro a 8 de outubro, no Solar das Bouças – Art & Wine, onde poderá conhecer alguns modelos Lexus e outras peças de pintura e escultura.